domingo, 19 de julho de 2009

ITAPAJÉ 150 ANOS



No dia 20 de Julho de 2009, a cidade de Itapajé estará completando seu Sesquicentenário, 150 anos de emancipação política. Assim, resolvi postar esse artigo sobre a História de nosso município:

O povoado de Itapagé teve origem nas antigas peregrinações de Frei Vidal da Penha, em 1837, que em suas andanças de fé já identificava as localidades com um Cruzeiro. A localidade de Santa Cruz da Serra de Uruburetama surgiu na encosta da serra quando foi erigida uma capela no lugar do Cruzeiro. Em 1842 Santa Cruz passou a ser freguesia em honra de Nossa Senhora da Penha. Foi elevada por lei provincial a Vila Constituinte. Logo depois outra lei devolvia a antiga denominação de Santa Cruz de Uruburetama. Um movimento arraial instalou-se nas proximidades de Santa Cruz e devido a esse crescimento recebeu o nome de Riacho do Fogo. Esse nome surgiu em face de acontecimentos locais envolvendo bandoleiros temidos na região, chamados "mourões", que atacavam e matavam muita gente. A fusão do Riacho do Fogo com Vila de Santa Cruz recebeu o nome de São Francisco de Uruburetama e passou a ser a sede da Freguesia em 1862. A Vila de São Francisco passou a categoria de cidade em 1926. Suprimido pela Revolução de 1930, o município ressurgiu em 1933 na condição de Vila e só voltou à condição de cidade em 1938. Somente em 1943 recebeu o topônimo definitivo de Itapajé, que significa "frade de pedra".

Terra da Liberdade: Em Itapajé aconteceu um dos mais belos episódios da história do Ceará e do Brasil. Seguindo o exemplo da Vila Real do Acarape (hoje a cidade de Redenção), Itapajé libertou seus últimos 111 escravos no dia 02 de fevereiro de 1883, cinco anos antes do fim da escravatura no Brasil.

Luta pelos ideais Republicanos: Quando ainda se chamava São Francisco de Uruburetama, Itapajé foi palco de uma das maiores lutas do movimento republicano de 1824. Antonio Bezerra de Souza Menezes, penetrou na Vila após vencer grande resistência oposta pelo Tenente- Coronel Gonçalo de Andrade Sampaio, ardoroso defensor do imperador. Antonio Bezerra pregou os ideais da República do Equador, nos chapadões de Itapajé, e participou do cerco à Fortaleza.

A atual denominação do município de Itapajé, dada oficialmente pelo Decreto N° 1.114, de 30 de dezembro de 1943, é a junção das palavras de origem tupi “ITA”, que significa pedra e “PAJÉ”, líder religioso. O nome faz alusão ao ícone natural Frade de Pedra, que consiste numa agulha de granito, que pode ser vista de vários locais da cidade e por quem viaja pela região.


Um comentário:

Ivo Fernandes disse...

Oi mano, muito legal e bem construído seu blog. Parabéns!