sábado, 14 de agosto de 2010

PASTOR JOTINHA: PIONEIRO DO MOVIMENTO PENTECOSTAL BRASILEIRO


José Rodrigues, conhecido como "Pastor Jotinha", é o único pioneiro vivo (2010) do movimento que deu início à Assembléia de Deus no Brasil. Em sua visita à Itapajé, em 07 de agosto de 2010, após ter completado seus cem anos de idade, o pastor judeu nascido próximo à Cafarnaum e naturalizado brasileiro demonstrou grande vigor ao dar testemunho sobre o início da saga do pentecostalismo no Brasil.


Durante mais de duas horas de ministração relatou diversos episódios de sua vida missionária, dentre eles o encontro com o bando de Lampião, além da sua convivência com Gunnar Vingren, Daniel Berg e Adriano Nobre, sendo que esse último chegou a visitar a cidade de São Francisco, atual Itapajé. Sua vitalidade física no púlpito era evidente, comprovada quando saltava por várias vezes; apesar de testemunhar tudo de forma bastante descontraída, sempre deixou claro a seriedade e a importância da obra dos desbravadores da Missão da Fé Apostólica, perseguida e chamada por muitos como "a seita", que posteriormente se tornaria hoje a centenária Assembléia de Deus. Ele ainda criticou o estado dos evangélicos da atualidade, muitos movidos pelo dinheiro e não pelo amor e serviço à Cristo.

É atribuída ao Pastor Jotinha a composição de diversos hinos memoráveis da Harpa Cristã, como Ó Desce Fogo Santo (05), Cristo o Fiel Amigo (08) e O Grande Eu Sou (84) composto, segundo Jotinha, durante um surto de malária que o missionário pioneiro Daniel Berg teve em uma missão no interior brasileiro, além de outros hinos, como o número 01, Chuvas de Graça, ou ainda Deixa Penetrar a Luz (96):

Se ao inimigo temes combater,
Se estás em trevas e não tens poder,
Que a formosa luz de Deus fulgure em ti;
E serás feliz assim.

Deixa penetrar a luz!
Deixa penetrar a luz!
Que a formosa luz de Deus fulgure em ti;
E serás feliz assim.

Se a tua fé é fraca no Senhor,
E não mostras fruto ou nenhum fervor,
Que a formosa luz de Deus fulgure em ti
E serás feliz assim.

Se na luz estamos, que divina luz!
Se nos limpa sempre o sangue de Jesus,
Temos claridade em nosso coração,
E vivemos nós na luz.

Se de Deus, o Espírito Consolador,
Traz a luz do céu, divino resplendor,
Penetrando Ele, no teu coração,
Viverás então de amor.

Se alegre fores à mansão sem par,
Ó enfrenta as trevas, que vão se afastar,
Que a formosa luz de Deus fulgure em ti,
E serás feliz assim.




Nenhum comentário: