quarta-feira, 27 de julho de 2011

ITAJAVÉ PAINT: MUROS DE ITAPAJÉ EXPRIMEM ARTE E REFLEXÃO

Os moradores da cidade de Itapajé já percebem uma novidade que surgiu timidamente nos últimos meses, através da iniciativa privada de alguns voluntários. Diversos bairros como Cruzeiro, Santa Rita, Esmerino Gomes, Pe. Manuel Lima e várias outras áreas receberam a pintura de diversos painéis em muros de escolas, comércios e residências.


A iniciativa privada partiu de um grupo de cerca de dez membros da Comunidade de Nova Vida, jovens em sua maioria, que resolveram por conta própria desenvolver um trabalho de ação social através da conscientização visual sobre o problema das drogas. As imagens dos painéis são as mais diversas, mas certamente as que mais chamam atenção são as das caveiras, denotando o risco letal do uso dos entorpecentes. E em seus desenhos e grafites o grupo não poupa nem as drogas legalizadas, como o cigarro e o álcool.

Os participantes do grupo, capitaneados por Enoque Bastos, que também coordena o grupo de jovens da igreja, utilizam seus próprios recursos, além de doações, para a pintura dos painéis: “um irmão nos deu um compressor, ganhamos tinta, compramos materiais, outro irmão nos ajuda com seu carro e uma irmã nos ajuda com o lanche” afirma Fabio Sousa, um dos participantes do Itajavé Paint, nome do grupo, que utiliza suas manhãs de sábado para esse serviço.

A cada dia aumentam o número de painéis nas ruas de Itapajé e, em grande parte das situações, os proprietários dos muros não só autorizam a pintura, como chegam a pedir a arte na sua parede: “uma senhora católica gostou muito do nosso trabalho e pediu para que também pintássemos o muro dela com um painel”, relata Fabio. Mas o que mais motiva esses jovens são os resultados: “ouvi o testemunho de um homem que desejou realmente mudar de vida quando viu um dos nossos painéis. Hoje ele conseguiu abandonar o alcoolismo, com a graça de Deus” - conta Fabio.



Exemplos como desses jovens fazem a grande diferença na nossa geração. Postei recentemente aqui no blog a biografia de Keith Green, um cantor cristão norte-americano que marcou a igreja dos Estados Unidos no início dos anos 80 com sua música, juventude e extrema devoção. Creio que existam atualmente pouquíssimos cristãos que vivam a sua Fé com a mesma intensidade que Green viveu, pelo menos aqui no Ocidente. A maioria dos “heróis da Fé” nos dias de hoje são presos, torturados e mortos em nações ditatoriais, como a Coréia do Norte e nas teocracias islâmicas, simplesmente por não negarem a Fé cristã. Mas aqui mesmo, pertinho de nós, sei que ainda tem gente simples e sincera, doando-se de coração e alma para a diária construção do Reino de Deus.

Cesário Pinto
27/07/2011

Nenhum comentário: