domingo, 7 de agosto de 2011

CARTA ABERTA AOS VEREADORES DE ITAPAJÉ E AOS MORADORES DA RUA MAJOR BARRETO

Como estamos vivendo um período onde as “cartas abertas” estão em alta no município de Itapajé, tendo o exemplo do Dr. Sebastião Neto e do Sr. Robério Mota, resolvi após ampla reflexão escrever algumas linhas destinadas especialmente aos senhores vereadores de nosso município, como também aos itapajeenses em geral.

Morei durante os primeiros quinze anos da minha vida no início da Rua Major Barreto, mais precisamente no número 1395. Ali vivi minha infância e pré-adolescência em uma época onde não havia internet e as crianças ainda tinham tempo e segurança para brincarem e correrem nas calçadas de nossa cidade. Também foi ali que minha família cultivou grandes laços de amizade, em uma vizinhança onde sempre houve o espírito de fraternidade.

Durante a última semana, entretanto, surpreendi-me com a notícia vinculada em blogs e sites locais, dando conta de um projeto de lei que tramita na Câmara Municipal, especificamente de número 05/2011, de autoria do vereador Haroldo Mota, que requer a mudança de nome de parte da Rua Major Barreto, passando a ser denominada Rua Chico Biriu, no trecho compreendido entre a Praça do Povão e a Rua Antonio Carlos Braga, que é a entrada que segue para o Bairro Santa Rita. Não sou contra homenagens a quem quer que seja, quanto mais ao Chico Biriu, de quem fomos vizinhos e de sua família durante muitos anos, família à qual temos estima. Entretanto, mudar o nome já consagrado de uma rua não me parece ser o melhor caminho para homenagens. Além dos grandes transtornos que isso provocaria para a população, como a confusão com a correspondência dos Correios, transportadoras e ainda as mudanças em notas fiscais e demais documentos de empresas ali existentes, penso no desmerecimento que isso provoca à família de alguém que, durante décadas, teve seu nome ligado à rua, no caso a família do senhor Major Barreto.

Penso ainda além. Indago-me sobre o nome de muitos filhos ilustres de Itapajé que residiram na Rua Major Barreto, os quais já faleceram, mas que muito fizeram pela nossa cidade. Se seguir-mos o raciocínio do vereador autor do projeto de lei, teremos que dá a essas pessoas o mesmo direito de terem seus nomes encravados nesta mesma rua! Vejamos alguns moradores ilustres da Rua Major Barreto:

- O senhor Dico Antonino, pai do Beroaldo e da Leila Dutra e sogro do ex-vereador Ricardo Jorge;
- O comerciante Mavene, além dos seus pais, José e Vicência Badou;
- José de Arimatéia (Bita) e Maria Julia Pinto, pais de Agerson Tabosa Pinto, falecido recentemente;
- Chico e Zuleica Bastos, pais do ex-prefeito Dr. Ary Bastos;
- Osmundo e Eunice Bastos;
- José Maria Melo, grande itapajeense falecido recentemente, que residiu ali com seus pais;
- Senhor Camilo Castelo Félix e Dona Aleluia, de quem fomos vizinhos de parede. Senhor Castelo, inclusive, tem um histórico amplo de assistência médica à nossa população;
- O casal Osmar e Ivone, pais do Dr. Fernando Mesquita Araújo, ex-vice-prefeito. Dona Ivone, por sinal, era uma mulher ímpar no trato com as pessoas;
- Senhor Nilo Sousa, pai da vereadora Stelinha;
- Senhor Asséf Lotif, turco que adotou Itapajé como cidade e aqui constituiu família;
- Senhor Leôncio Matos;
- Senhor Azaury Bastos, pai dos empresários Dr. Bastos e Kennedy Bastos;
- Senhor José Biriu, pai do próprio Chico Biriu;
- O comerciante Raimundo Barbosa, conhecido como Seu Mundinho;
- Senhor Fulgêncio Cruz, patriarca da família Cruz, pai do vereador Chico Cruz;

Além de muitos outros nomes, como os dos conhecidíssimos senhores Ossian Gomes e Antônio Braga (pai do ex-prefeito Batista Braga), esses dois últimos já homenageados com nomes de ruas que ainda não tinham recebido a sua devida nomenclatura.

Agora me pergunto: todas essas pessoas, a maioria delas bastante conhecidas da população itapajeense, não possuem o mesmo direito de terem os seus nomes homenageados na rua onde residiram? Sim, pois todos também moraram na Rua Major Barreto! E, se estivessem vivos, concordariam com a mudança do nome dessa rua tão importante da nossa cidade?

Quero assim, publicamente, pedir aos senhores vereadores, como também ao próprio autor do projeto, para que reflitam antes de tomarem qualquer decisão em torno dessa possível mudança. O que os seus eleitores achariam se fossem mudados os nomes das nossas localidades, como o Camará, a Soledade, a Baixa Grande, a Iratinga, o Mulungu, o São Tomé, etc? Peço que a população e a imprensa local, através das rádios e dos sites, acompanhem esse caso. Solicito encarecidamente que os vereadores, representantes legítimos do povo, revejam esse projeto de lei; ou homenageiam a todos os moradores ilustres da Rua Major Barreto com equidade ou deixam a rua com a atual nomenclatura, que parece ser a decisão mais prudente.

Cordialmente,

Cesário C. N. Pinto

Itapajé-Ce, 07 de Agosto de 2011.

Nenhum comentário: