sábado, 17 de março de 2012

TIRA A PEDRA E ENTREGA O TEU CAMINHO AO SENHOR!


“Jesus disse: Tirai a pedra. Disse-lhe Marta, irmã do morto: Senhor, ele já cheira mal; porque está morto há quatro dias.” (João 11:39)

Uma famosa cantora cristã canta um verso que diz “remove a minha pedra... ressuscita meus sonhos...” – sempre brinco com esse verso, pois, de fato, Jesus não removeu pedra alguma! Ele ordenou que tirassem a rocha. Ele apresenta o princípio de que aquilo que é possível ao homem, ao homem caberá executar. Nas mãos do Senhor fica o dificílimo, o impossível, o que somente Ele pode alterar. Na maioria das vezes é essa a realidade espiritual; pelo menos para quem crê.

Meu histórico com provas e concursos públicos os mais variados já segue há alguns anos. Reprovações, classificações e aprovações. A experiência que fui adquirindo com os anos (e ainda continuo adquirindo) me fez discernir alguns princípios:


I – Em regra, ninguém é aprovado se não dedica tempo para seus estudos, tem que tirar a pedra!!! Isso não significa simplesmente passar de oito a dez horas estudando diariamente, dependendo da disponibilidade do concurseiro, mas sim e principalmente que as minhas horas de estudo, sejam elas duas, quatro, oito ou doze horas diárias, devam ser de exclusiva dedicação, sem muitas interrupções;

II – Não basta estudar de forma avulsa; é necessária organização e uma meta definida, um foco;

III – Para pessoas normais e comuns, onde estou incluído, possuir uma meta a ser alcançada não é suficiente para que logremos êxito; precisamos ter uma motivação, ou seja, não devemos somente focar a aprovação, mas imaginarmos sempre o quanto podemos melhorar a nossa vida e a de pessoas ao nosso redor, através de uma futura conquista;

IV – Confiar na soberania e no cuidado de Deus sempre me fez bem. Nas vezes em que fui reprovado, senti raiva e tristeza, como qualquer pessoa, mas depois era convencido pela minha consciência que não tinha obtido êxito por não haver estudado o suficiente, como também, após o “momento de raiva”, sempre voltava a lembrar que o Senhor é quem está no controle de todas as circunstâncias da nossa vida.

Assim, com o tempo, passei a entender que, tanto nos estudos quanto na vida, devemos simplesmente fazer nossa parte, fazer aquilo que está ao nosso alcance e, após isso, entregarmos tudo ao Senhor:

“Entrega o teu caminho ao Senhor,
confia nele e o mais ele fará.” (Salmo 37:5)

Diante disso, alguém mais “religioso” pergunta:

- “Mas se é assim, porque um ateu ou um não-cristão passa em concursos públicos?”

Ser cristão é um exercício de confiança. Cremos no que não vemos. Infelizmente a maioria de nós, como cristãos, vemos Deus por um aspecto “mercantilista”, onde Ele é simplesmente aquele que atende aos nossos sonhos e necessidades. Assim, quando nos deparamos com algumas situações que, nada mais fazem do que expor, a nós mesmos, nossos preconceitos, birras e prepotência, agimos como “injustiçados” pela vida ou por Deus.

Nossa posição, na verdade, deveria ser a de simplesmente sermos humildes suficientemente para reconhecermos nossos equívocos, ao invés de se perguntar por que fulano ou beltrano “chegou lá” e eu não.

Ser cristão é fazer sua parte, “removendo a pedra” que está à sua frente, confiando que Deus tem o melhor para um momento específico e para o que cada situação requer.

Que Deus nos abençoe!

Cesário C. N. Pinto

Itapajé – CE, 17 de Março de 2012.

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente texto.
Vi seu comentário lá no site da equipe alfa, obrigado por me incluir no rol de lutadores amigo. acabei de te add. no facebook.

Japa