quarta-feira, 20 de março de 2013

BANDEIRA DE ITAPAJÉ


Sempre tive o desejo pessoal de promover uma revitalização nos dois símbolos gráficos do município de Itapajé: a nossa bandeira e o brasão municipal. Com essa iniciativa particular, procurei pesquisar mais sobre a história dos nossos símbolos e os meios de fazer um projeto que os modernizasse sem, contudo, ferir frontalmente a estética dos desenhos originais e nem tampouco a descrição de detalhes que constituem estes símbolos, mencionados oficialmente na lei municipal 754 de 11 de setembro de 1972, que instituiu a criação do Pavilhão Municipal de Itapajé.

Historicamente, foi mediante concurso público, realizado com a pretensão de criar a bandeira municipal, que foi escolhido o modelo desenvolvido pela senhora Maria Icléa Santos Coutinho, durante a década de 70. A lei previa:

"...retângulo, de cor azul, sobre o qual se projeta uma cruz branca. No eixo desta, se localiza um brasão de forma oval, orlado por um torçal amarelo, contornado de um fio dourado. A imagem central do brasão é o perfil da formação rochosa conhecida por  'Pedra do Frade'. Ao lado direito do escudo está um festão de ramo de algodoeiro e ao lado esquerdo outro ramalhete, formado por um cacho de bananas. Finalmente, em baixo, uma faixa branca com o dístico 'Município de Itapagé'... " (Lei 754/1972)  

Cópia digitalizada da bandeira original, criada pela senhora
Maria Icléa Santos Coutinho. A lei de criação data de 1972.

Muitos anos depois da criação da bandeira, já na década de 90, o historiador Ribamar Ramos (Leia aqui mais sobre a história da bandeira) , com o auxílio de Sergio Sampaio e Ila Pinto de Mesquita, em um projeto particular, desenvolveram o primeiro modelo digitalizado da bandeira de Itapajé, que se tornou muito conhecido e utilizado, inclusive por órgãos oficiais. 

Bandeira municipal, estilizada pelo sr. Ribamar Ramos, na década de 1990.
Foi a primeira adaptação e é muito difundida.

Vendo que, nos últimos anos tanto o Estado do Ceará quanto o a nossa capital, o Município de Fortaleza, promoveram uma renovação em suas bandeiras e brasões e, vendo o surgimento de um novo movimento de redescobrimento da história do nosso município na internet, percebi que seria oportuno e propício apresentar à comunidade itapajeense um projeto que, embora fosse de iniciativa particular, pudesse também representar esse momento de revitalização histórica. 

Segue abaixo o projeto 2013 de revitalização da bandeira e do brasão de Itapajé. Quem desejar salvar as imagens em seu computador, com uma melhor qualidade visual, deve primeiramente clicar nas imagens para que as mesmas possam ser ampliadas. 

Projeto de revitalização da Bandeira de Itapajé.
Cesário Pinto, 2013.

Brasão do Município de Itapajé.
Projeto de revitalização. Cesário Pinto, 2013.

Brasão de Itapajé, em preto e branco.
Projeto de revitalização. Cesário Pinto, 2013.

Cesário C. N. Pinto
Itapajé, 20 de Março de 2013.

Nenhum comentário: