domingo, 13 de novembro de 2016

UMA TARDE NO CIRCO


Um pai queria proporcionar um dia especial para seus dois filhos.
Resolveu fazer uma surpresa.
Numa tarde ensolarada, decidiu levar seus filhos ao circo.

Ao chegar à bilheteria, pergunta:
- Olá, boa tarde, quanto custa a entrada?

O vendedor responde:
- R$ 30,00 para adultos, e R$ 20,00 para crianças de 7 a 14 anos. Crianças menores de 6 anos não pagam. Quantos anos eles têm?

E o pai responde:
- O menor tem 3 anos e o maior 7 anos.

Com um sorriso, o rapaz da bilheteria diz: 
- Se o Sr. tivesse falado que o mais velho tinha 6 anos, eu não perceberia, e você economizaria R$ 20,00.

E o pai responde:
- É verdade, pode ser que você não percebesse, mas meus filhos saberiam que eu menti para obter uma vantagem e jamais se lembrariam desta tarde como uma tarde especial.
E finaliza:
- A verdade não tem preço. Hoje deixo de economizar R$20,00 que não me pertenceriam por direito, mas ganho a certeza de que meus filhos saberão a importância de sempre dizer a verdade!

O atendente permaneceu mudo…

Também ele teria uma tarde especial para se lembrar…

Esta história ilustra uma cena em que os filhos presenciam uma atitude correta do pai.

A história nos permite perceber que:
- Nada deve substituir a verdade.
- Educar é dar o exemplo.
- O exemplo correto beneficia a todos ao nosso redor.
- Jamais devemos fazer pequenas concessões à mentira, o preço é alto demais.
- Uma tarde especial vale para toda a vida…
- As palavras convencem, mas o exemplo arrasta.

Daí um futuro melhor.

Nenhum comentário: