terça-feira, 27 de agosto de 2013

SÉRIE HISTÓRIA CRISTÃ: ALLEN YUAN


Em 16 de agosto de 2005, o fundador do movimento das igrejas domésticas na China, Yuan Xiangchen, descansou no Senhor, com 91 anos, após uma vida dedicada à pregação do Evangelho e distribuição de bíblias. Ele deixou um legado que jamais será esquecido pelos cristãos chineses e do mundo.  

Salvo pela Graça
Yuan nasceu em 1914 em uma família de classe média em Bengbu, Anhui. Quando ele tinha sete anos, seu pai o mandou para uma escola cristã. Ele teve a oportunidade de ouvir os sermões por Wang Mingdao, mas ele não acreditava em Deus. Ele pensou muito sobre as questões da vida e procurou desesperadamente em vão obter respostas. Uma noite, em 1932, iluminado por Deus, confessou seus pecados e teve uma nova vida em Cristo. Depois disso, ele fervorosamente compartilhou o evangelho com seus colegas de classe e vizinhos. Deus deu-lhe uma paixão pela pregação, tornando-se evangelista. 



Respondendo ao chamado de Deus

Quando ele estava no segundo ano na escola, ao vinte anos de idade, ele deixou os estudos para assumir o chamado de Deus para ele ser um pregador. Sua decisão foi recebida com forte oposição de sua família. Ainda assim ele se inscreveu para o curso de teologia no Seminário Teológico Extremo Oriente. Durante esse tempo, ele também participou de reuniões de estudo bíblico realizado pelo evangelista renomado John Sung, que melhorou substancialmente sua vida espiritual. Após a sua graduação, ele serviu na igreja Tianjin e em 1938 se casou com Alice Yuan. Em 1940, ele seguiu um pastor americano para servir nas aldeias em Hebei. A guerra sino-japonesa veio em seguida, e como as pessoas não estavam sentindo paz em seus corações, muitos foram receptivos ao evangelho durante as turnês evangelísticas.


Conversão de toda a família

Durante a ocupação japonesa, o pastor e sua família foram trancados em um campo de concentração. Mas Yuan continuou com seu ministério, a partir de uma convicção de que Deus queria que ele fosse trabalhar nas aldeias. Seu serviço estava em um estágio de maturação entre 1942-1945. Ele encontrou o caminho inspirado por Deus para pregar: não confiar em ninguém, qualquer organização, mas confiar em Deus somente. Em 1946, sua mãe estava seriamente doente e ele retornou a Pequim com sua esposa e filho. Durante 13 anos, ele estava orando pela salvação de sua mãe. Durante seu período de doença, sua mãe recebeu a cura de Deus e, como resultado, converteu-se. Yuan, em seguida, percebeu que Deus havia usado os sofrimentos de sua família como forma de abençoá-los em seguida.


Baseando-se somente no Senhor

Yuan queria levar sua família de volta para as aldeias, mas parecia inviável com a mudança na situação política. Ele pediu que Deus mostrasse a Sua vontade. Deus lhe ensinou a esperar Nele. Ele aprendeu a lição de esperar com paciência. O mais importante foi que ele estava servindo a Sua vontade. Mais tarde, ele conheceu um pastor norueguês das Assembleias de Deus. Juntos, eles montaram uma igreja urbana, mas quando soube que iria ser ordenado parou a parceria, independentemente da dificuldade financeira que isso poderia custar. Ele insistiu em contar com suprimentos de Deus sozinho e não fazer parte de qualquer organização. Ele formou uma igreja, organizando reuniões em sua casa. Em 1947, a sua igreja doméstica tinha mais de 200 cristãos.




Ser preso

Em 1958, Yuan foi preso e colocado na cadeia por se recusar a participar do Movimento da Reforma das Três Autonomias (posteriormente chamado Movimento Patriótico das Três Autonomias). Ele não viu a necessidade de aderir ao movimento porque a sua igreja já estava praticando o auto-governo, auto-sustentação e auto-propagação. Ele se recusou a aderir ao movimento também por causa de sua própria posição religiosa. Despedindo-se de sua mãe, esposa e seis filhos, ele começou seus 21 anos e 8 meses de prisão. Desses anos, 16 anos foram gastos em uma cela gelada no nordeste da China. Apesar do ambiente hostil, o clima frio e as nove horas de trabalho físico a cada dia, com a proteção de Deus, ele ficou doente apenas uma vez, com uma pequena gripe. Ele considerou o que aconteceu como a vontade de Deus. Ele cedeu a ser preso, sem duvidar ou abandonar Deus. Passou os quase 22 anos de prisão sem ver uma Bíblia. Quando deixou a prisão, ele estava saudável, mostrando mais uma vez a grande obra de Deus sobre ele. Yuan também tinha certeza de que as mãos de Deus o havia protegido durante a Revolução Cultural Chinesa (1966), exatamente no período em que esteve preso. 



Recuperar Liberdade

Em 1979, Yuan foi finalmente libertado e reunido com sua família depois de mais de 21 anos. Apesar de seus 60 anos, ele insistiu em servir ao Senhor, espalhar o evangelho e distribuir Bíblias e materiais cristãos. Sua casa era um lugar de encontro para muitos crentes. Inicialmente, ele pensou que tinha perdido mais de 20 anos, sem perceber que os caminhos de Deus foram maiores que o dele. Nos mais de 20 anos desde a sua libertação da prisão, Deus o usou para conseguir muito mais do que aquilo que ele tinha conseguido há duas décadas. Todos os anos, batizava cerca de 800 pessoas que se convertiam em suas igrejas domésticas.



Descansar no Senhor

Em 16 de agosto de 2005, o Yuan voltou para o Senhor no Hospital Beijing Friendship, com a idade de 91 anos. Antes de sua morte, ele chamou os fiéis a orar pelos líderes do governo, as almas perdidas e aqueles que foram convertidos e batizados. Ele e seus ensinamentos baseados na Bíblia são profundamente sentidos ainda hoje pela igreja chinesa. Ele viveu a vontade de Deus em sua vida, seguindo o estilo de Cristo, sendo fiel e submisso à vontade do Pai Celestial.


Fonte: Adaptado da revista Portas Abertas Brasil e de ccfellow.

Nenhum comentário: